O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip VOSE

Sección dedicada al cine experimental. Largometrajes, cortos, series y material raro, prácticamente desconocido o de interés muy minoritario.
Avatar de Usuario
V
Mensajes: 731
Registrado: Sab 01 Oct, 2005 02:00

O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip VOSE

Mensaje por V » Lun 30 May, 2011 22:05

Procedente de karagarga:
O Bandido da Luz Vermelha
(Rogério Sganzerla, 1968)
El bandido de la luz roja
Imagen
IMDb

Comentarios
  • El primer largometraje de Sganzerla sienta las bases para la comunión de estéticas que uno jamás pensaría en unir: Orson Welles, Pierrot el loco y la estructura de las transmisiones radiales sensacionalistas de noticias policiales. El primer verdadero ejemplo de un film pop en el cine brasileño, O Bandido da Luz Vermelha es de alguna manera el equivalente cinematográfico del tropicalismo en la música popular de ese país (Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Ze): una lógica de mezcla de alta cultura con basura, cultura de masas con arte elitista, tradición con vanguardia, en una estrategia caníbal que apunta a devorar todo aquello ajeno o foráneo para volverlo propio.

    «Quienquiera que use zapatos no sobrevivirá», dice el personaje trastornado del título. Esta fijación con figuras casi proféticas y definitivamente carismáticas podría acercar a Sganzerla al cine de Glauber Rocha. Pero, al tratarse de un film combativo, O Bandido da Luz Vermelha no se hace amigo de nadie: está en contra de los políticos brasileños, en contra de los privilegios de la clase alta y en contra del Cinema Novo, institucionalizado con el tiempo y cada vez más inofensivo. —BAFICI

    Imagen Rogério Sganzerla nasceu em Joaçaba (SC) no ano de 1946. Foi o cineasta mais famoso nascido em Santa Catarina e um dos nomes mais conhecidos do cinema nacional. Na década de 60 começa a escrever sobre cinema no Suplemento Literário do jornal O Estado de São Paulo, já mostrando predileção ao cinema moderno e seus principais nomes, como Jean-Luc Godard, e Jean-Marie Straub. No final desta década, começa sua trajetória como cineasta. Sua carreira é composta por 25 filmes. Algumas obras de destaque foram “A Mulher de Todos” (1969), “Sem Essa Aranha” (1970), “Abismu” (1977), “Nem Tudo é Verdade” (1986) — que remonta a vinda de Orson Welles ao Brasil, uma das obsessões do diretor brasileiro — e o “O Signo do Caos” (2003). Este último foi exibido FAM 2004 (Florianópolis Audiovisual Mercosul) em homenagem ao diretor dada a sua morte precoce em janeiro de 2004.
    Em 1968, com seu primeiro e mais famoso longa-metragem, “O Bandido da Luz Vermelha”, Rogério Sganzerla causou impacto no cinema nacional inaugurando o movimento do Cinema Marginal, originado do bairro boêmio e violento do centro paulistano conhecido como A Boca do Lixo. Este movimento, que contava com outros cineastas jovens como Júlio Bressane, Carlos Reichenbach, José Mojica Marins, Andrea Tonacci e Ozualdo Candeias, trazia o uso linguagem experimental pela colagem de elementos da cultura de massa, a produção independente, a irreverência e o cinismo sobre o projeto político de uma esquerda elitista. Por essas características o Cinema Marginal se opunha ao movimento do Cinema Novo, que começava a institucionalizar uma estética e um expediente cinematográfico na produção brasileira.

    Considerado um dos maiores clássicos do cinema brasileiro, “O Bandido da Luz Vermelha” se inspirou na história de João Acácio Pereira da Costa (curiosamente também catarinense, nascido em Joinville), o bandido que ganhou destaque por seus feitos na época e que foi cunhado pela imprensa com o nome que deu título ao filme. Contudo, o filme não é um retrato específico deste criminoso, mas sim um ensaio formal sobre a condição absurda do Brasil, sintetizada nas palavras desesperadas do protagonista como “Quem não pode nada tem mais é que se esculhambar” e “o Terceiro Mundo vai explodir, quem tiver sapato não sobra”. Definido como um “faroeste do terceiro mundo” o filme se constrói numa colagem referências da cultura erudita e popular, como o filme Pierrot le fou (1964), de Jean-Luc Godard, história em quadrinhos, narração radiofônica e música erudita.

    O Bandido da Luz Vermelha” é a expressão cinematográfica da Estética do Lixo, idéia de Sganzerla que contrariava a Estética da Fome de Glauber Rocha. A Estética da Fome foi o manifesto do Cinema Novo e via na precariedade e fome do terceiro mundo sua força e originalidade, e na violência sua manifestação mais nobre e maneira de superar a estrutura que cria esta condição de subdesenvolvimento. Já a Estética do Lixo, numa visão mais cínica, sem inocência na sua relação com a cultura de massa e desacreditada de projetos utópicos (reflexo do golpe militar de 64), numa condição já mais próxima da pós-modernidade, trabalha com as sobras estéticas, os lixos, de uma cultura capitalista do primeiro mundo, fazendo disso sua expressão.

Datos técnicos

Código: Seleccionar todo

File Name .........................................: O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip.avi
File Size (in bytes) ............................: 891,191,296 bytes
Runtime ............................................: 1:33:15

Video Codec ...................................: XviD ISO MPEG-4
Frame Size ......................................: 640x480 (AR: 1.333)
FPS .................................................: 23.976
Video Bitrate ...................................: 1075 kb/s
Bits per Pixel ...................................: 0.146 bpp
B-VOP, N-VOP, QPel, GMC.............: [B-VOP], [], [], []

Audio Codec ...................................: 0x0055 MPEG-1 Layer 3
Sample Rate ...................................: 48000 Hz
Audio Bitrate ...................................: 192 kb/s [2 channel(s)] CBR
No. of audio streams .......................: 1
Capturas
Imagen

Imagen Imagen Imagen Imagen
Imagen Imagen Imagen Imagen

Enlace a la película

ed2k linkO Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip.avi ed2k link stats


Subtítulos

Castellano | English
Los subtítulos en castellano son una revisión de los publicados en Cine-Clásico.


Otras copias

Avatar de Usuario
armin
Mensajes: 164
Registrado: Mié 21 Jul, 2004 02:00
Ubicación: Dándome un bañito en las aguas de la Laguna Estigia.

Re: O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip VOSE

Mensaje por armin » Vie 01 Jul, 2011 00:20

Después de tanto tiempo intentando disfrutarla...grandísimas noticias.

maitelzlz
Mensajes: 40
Registrado: Jue 17 May, 2012 11:49

Re: O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip VOSE

Mensaje por maitelzlz » Jue 13 Sep, 2012 09:52

Supongo que llego tade, tengo descargado el 87,1% y estoy sin fuentes. A ver si alguno de vosotros me presta una ayudita, no tengo nada de este director y me gustaría saber algo de su cine.

Avatar de Usuario
tarkovstalker
Mensajes: 93
Registrado: Dom 11 Abr, 2010 12:23

Re: O Bandido da Luz Vermelha (Rogério Sganzerla, 1968) DVDRip VOSE

Mensaje por tarkovstalker » Vie 14 Sep, 2012 16:14

Completa y compartiendo. Gracias, V.Imagen