Bunker en Cinefórum-Clásico:
Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962)

IMDb /Filmaffinity
Duración: 100 min.
País: Brasil
Dirección: Ruy Guerra
Guión: Ruy Guerra, Miguel Torres
Música: Luiz Bonfá
Fotografía: Tony Rabatoni (B&W)
Reparto: Jece Valadão, Daniel Filho, Norma Bengell, Per Aabel, Hugo Carvana,
Lucy de Carvalho, Germana de Lamare, Marina Ferraz, Glauce Rocha, Aline Silva
Sinopsis: Un chico de familia acomodada pretende salvar de la bancarrota a su padre. Su plan es chantajear a su tío, un hombre rico, fotografiando a su amante desnuda en una playa. De modo que le encarga a un amigo suyo de mala vida que engatuse a la chica y la lleve a la playa. A partir de ahí, nada saldrá como había planeado. (FILMAFFINITY)


[quote]"Quando cheguei aqui e fiz Os Cafajestes, foi dentro de uma proposta extremamente lúcida, clara, objetivada. Era um filme que deveria ter sucesso de público, para provar que era possível fazer um cinema diferente da chanchada; era um filme que tinha de ser barato - sem interiores, apenas quatro personagens -, porque não havia outra maneira dele ser feito. Tem uma cena com mais duas garotas, e um policial no final. Foi escrito com o Miguel fugindo de todas as possibilidades de ser um roteiro mais pesado, sob o ponto de vista de produção, e ao mesmo tempo, com uns aspecto de provocação evidente da nudez para atacar os tabus da época, mas também sabendo que se não vencêssemos essa barreira, seria um escândalo. Isso foi lucidamente usado, para não se fazer uma nudez erótica, mas crítica, o que obrigou a um certo tipo de tratamento da cena. Também a censura era muito forte na época, e eu sabia da força dos censores ao cortarem. Então preferi fazer de uma forma que a cena principal fosse num plano só, para que eles assumissem a responsabilidade de impedir que não houvesse possibilidade de diálogo, teriam que tirar um plano-seqüência inteiro, castrar o filme de uma forma evidente. E o filme passou e foi um grande boom, foi dito que ali nascia o Cinema Novo".
"Eu nasci junto com o Cinema Novo, não "entrei" nele. Evidentemente, eu tinha uma experiência diversa dos outros, porque alguns vinham do jornalismo ou da crítica cinematográfica, outros eram autodidatas mesmo. Eu tenho a impressão que o Joaquim Pedro e o Gustavo Dahl estiveram com o Zavattini, e que o Paulo Cezar Saraceni teve uma passagem pela Cinecittà (...). Mas eu vinha com uma experiência de seis anos, eu tinha uma visão, embora antagônica em muitos pontos, havia uma série de fatores que eu havia incorporado da nouvelle vague, certos conceitos temáticos... Enfim, havia alguns pontos de identidade, embora fosse um cinema pequeno burguês de jovens intelectuais que eu, como imigrante estrangeiro, não podia ter. A nouvelle vague sempre teve uma marcada posição direitista, e eu sempre fui diferente por ter nascido numa colônia, debaixo de uma metrópole, submetida à ditadura salazarista, quer dizer, tinha uma posição nitidamente de esquerda. Mas havia pontos de confluência e uma certa formação intelectual, porque você não passa impunemente depois de viver num país, embora eu seja muito crítico em relação a toda a mentalidade francesa e à postura dos intelectuais franceses em geral."
(Ruy Guerra, em entrevista a Beto Rodrigues)[/quote]









Vídeo: torrent original publicado por Caljol.
Subtítulos: Traducción de Don Medina.
Muchas gracias a ambos
os.cafajestes.1962.dvdrip.x264.mkv 
Subtítulos en descarga directa
[quote]Kellernote:
Os Cafajestes fue una suerte de "blockbuster" del Cinema Novo Brasileiro (el único), que en sólo una semana y media de proyección contabilizó más de dos millones de espectadores. Fuertemente influenciado por la Nouvelle Vague (Guerra había estudiado cine en París y fue asistente de dirección en varias películas de esa corriente), Os Cafajestes levantó airadas protestas de parte de la Iglesia, que encontraba intolerables tanto el desnudo de Norma Bengell (primer desnudo frontal del cine brasileño) como la "suciedad" moral de la trama, y terminó presionando para que el filme fuera censurado, cosa que ocurrió apenas diez días después de su estreno, en 1962.[/quote]
Os Cafajestes (Ruy Guerra, 1962)

IMDb /Filmaffinity
Duración: 100 min.
País: Brasil
Dirección: Ruy Guerra
Guión: Ruy Guerra, Miguel Torres
Música: Luiz Bonfá
Fotografía: Tony Rabatoni (B&W)
Reparto: Jece Valadão, Daniel Filho, Norma Bengell, Per Aabel, Hugo Carvana,
Lucy de Carvalho, Germana de Lamare, Marina Ferraz, Glauce Rocha, Aline Silva
Sinopsis: Un chico de familia acomodada pretende salvar de la bancarrota a su padre. Su plan es chantajear a su tío, un hombre rico, fotografiando a su amante desnuda en una playa. De modo que le encarga a un amigo suyo de mala vida que engatuse a la chica y la lleve a la playa. A partir de ahí, nada saldrá como había planeado. (FILMAFFINITY)


[quote]"Quando cheguei aqui e fiz Os Cafajestes, foi dentro de uma proposta extremamente lúcida, clara, objetivada. Era um filme que deveria ter sucesso de público, para provar que era possível fazer um cinema diferente da chanchada; era um filme que tinha de ser barato - sem interiores, apenas quatro personagens -, porque não havia outra maneira dele ser feito. Tem uma cena com mais duas garotas, e um policial no final. Foi escrito com o Miguel fugindo de todas as possibilidades de ser um roteiro mais pesado, sob o ponto de vista de produção, e ao mesmo tempo, com uns aspecto de provocação evidente da nudez para atacar os tabus da época, mas também sabendo que se não vencêssemos essa barreira, seria um escândalo. Isso foi lucidamente usado, para não se fazer uma nudez erótica, mas crítica, o que obrigou a um certo tipo de tratamento da cena. Também a censura era muito forte na época, e eu sabia da força dos censores ao cortarem. Então preferi fazer de uma forma que a cena principal fosse num plano só, para que eles assumissem a responsabilidade de impedir que não houvesse possibilidade de diálogo, teriam que tirar um plano-seqüência inteiro, castrar o filme de uma forma evidente. E o filme passou e foi um grande boom, foi dito que ali nascia o Cinema Novo".
"Eu nasci junto com o Cinema Novo, não "entrei" nele. Evidentemente, eu tinha uma experiência diversa dos outros, porque alguns vinham do jornalismo ou da crítica cinematográfica, outros eram autodidatas mesmo. Eu tenho a impressão que o Joaquim Pedro e o Gustavo Dahl estiveram com o Zavattini, e que o Paulo Cezar Saraceni teve uma passagem pela Cinecittà (...). Mas eu vinha com uma experiência de seis anos, eu tinha uma visão, embora antagônica em muitos pontos, havia uma série de fatores que eu havia incorporado da nouvelle vague, certos conceitos temáticos... Enfim, havia alguns pontos de identidade, embora fosse um cinema pequeno burguês de jovens intelectuais que eu, como imigrante estrangeiro, não podia ter. A nouvelle vague sempre teve uma marcada posição direitista, e eu sempre fui diferente por ter nascido numa colônia, debaixo de uma metrópole, submetida à ditadura salazarista, quer dizer, tinha uma posição nitidamente de esquerda. Mas havia pontos de confluência e uma certa formação intelectual, porque você não passa impunemente depois de viver num país, embora eu seja muito crítico em relação a toda a mentalidade francesa e à postura dos intelectuais franceses em geral."
(Ruy Guerra, em entrevista a Beto Rodrigues)[/quote]









Código: Seleccionar todo
General
UniqueID/String : 199398644844257857678983240176901142891 (0x9602C8378C04D40D877CFA8F5A8DB96B)
Nombre completo : E:\Baja\os.cafajestes.1962.dvdrip.x264.mkv
Formato : Matroska
Formato de la versión : Version 4 / Version 2
Tamaño del archivo : 1,44GIB
Duración : 1h 29min.
Tasa de bits total : 2 296Kbps
Fecha de codificación : UTC 2014-12-01 03:41:22
Aplicación de codifición : mkvmerge v6.7.0 ('Back to the Ground') 32bit built on Jan 8 2014 15:03:17
Librería de codificación : libebml v1.3.0 + libmatroska v1.4.1
Video
ID : 1
Formato : AVC
Formato/Info : Advanced Video Codec
Formato del perfil : Main@L5.1
Ajustes del formato, CABAC : Si
Ajustes del formato, RefFrames : 2marcos
ID Códec : V_MPEG4/ISO/AVC
Duración : 1h 29min.
Tasa de bits : 2 102Kbps
Ancho : 640pixeles
Alto : 464pixeles
Relación de aspecto : 1,379
Modo de velocidad de cuadro : Constante
Velocidad de cuadro : 23,976fps
ColorSpace : YUV
ChromaSubsampling : 4:2:0
BitDepth/String : 8bits
Tipo de exploración : Progresivo
Bits/(Pixel*cuadro) : 0.295
Tamaño de pista : 1,29GIB (90%)
Librería de codificación : x264 core 58 svn-736bm
Opciones de codificación : cabac=1 / ref=1 / deblock=1:0:0 / analyse=0x1:0x131 / me=hex / subme=5 / brdo=0 / mixed_ref=0 / me_range=16 / chroma_me=1 / trellis=1 / 8x8dct=0 / cqm=0 / deadzone=21,11 / chroma_qp_offset=0 / threads=4 / nr=0 / decimate=1 / mbaff=0 / bframes=2 / b_pyramid=0 / b_adapt=1 / b_bias=0 / direct=1 / wpredb=1 / bime=0 / keyint=250 / keyint_min=25 / scenecut=40(pre) / rc=2pass / bitrate=2102 / ratetol=1.0 / rceq='blurCplx^(1-qComp)' / qcomp=0.60 / qpmin=10 / qpmax=51 / qpstep=4 / cplxblur=20.0 / qblur=0.5 / ip_ratio=1.40 / pb_ratio=1.30
Default : Si
Forced : No
Audio
ID : 2
Formato : MPEG Audio
Formato de la versión : Version 1
Formato del perfil : Layer 3
Format_Settings_Mode : Joint stereo
Format_Settings_ModeExtension : MS Stereo
ID Códec : A_MPEG/L3
ID Códec/Pista : MP3
Duración : 1h 29min.
Tipo de tasa de bits : Constante
Tasa de bits : 192Kbps
Canal(es) : 2canales
Velocidad de muestreo : 48,0KHz
Tamaño de pista : 123MB (8%)
Librería de codificación : LAME3.97
Opciones de codificación : -m j -V 4 -q 2 -lowpass 18.6 -b 192
Idioma : Portugués
Default : Si
Forced : No
Subtítulos: Traducción de Don Medina.
Muchas gracias a ambos

Subtítulos en descarga directa
[quote]Kellernote:
Os Cafajestes fue una suerte de "blockbuster" del Cinema Novo Brasileiro (el único), que en sólo una semana y media de proyección contabilizó más de dos millones de espectadores. Fuertemente influenciado por la Nouvelle Vague (Guerra había estudiado cine en París y fue asistente de dirección en varias películas de esa corriente), Os Cafajestes levantó airadas protestas de parte de la Iglesia, que encontraba intolerables tanto el desnudo de Norma Bengell (primer desnudo frontal del cine brasileño) como la "suciedad" moral de la trama, y terminó presionando para que el filme fuera censurado, cosa que ocurrió apenas diez días después de su estreno, en 1962.[/quote]