Viola Chinesa (Júlio Bressane, 1975) TVRip VOSI

Sección dedicada al cine experimental. Largometrajes, cortos, series y material raro, prácticamente desconocido o de interés muy minoritario.
Avatar de Usuario
V
Mensajes: 731
Registrado: Sab 01 Oct, 2005 02:00

Viola Chinesa (Júlio Bressane, 1975) TVRip VOSI

Mensaje por V » Mié 19 Dic, 2012 01:00

Viola Chinesa
(Júlio Bressane, 1975)
[16 mm, Rio de Janeiro]

Imagen
IMDb
  • Viola Chinesa, meu encontro com o cinema brasileiro
    Estevão Garcia

    Embora não tenha sido produzido entre janeiro e março de 1970, período de existência da efêmera e mitológica produtora de Julio Bressane e Rogério Sganzerla, a Belair filmes, Viola chinesa é considerado o ultimo fruto dessa experiência. Após dois anos de exílio em Londres, o diretor através desse pequeno filme-manifesto tenta reavaliar e examinar a ocorrência e as conseqüências provocadas pelo fenômeno Belair.

    Sigue...
    Spoiler: mostrar
    Definida por Haroldo de Campos como um terremoto clandestino que na encolha, na surdina abalou as velhas e carcomidas estruturas do cinema nacional permeadas pelo convencionalismo, a produtora ainda hoje é considerada um marco na historia do cinema brasileiro. Além de umas poucas sessões na cinemateca do MAM os seus filmes quase não foram exibidos, não chegaram ao publico porem deixaram rastros, pistas de uma nova forma de se produzir e viver cinema.

    Essa nova forma é investigada por Bressane e por Grande Otelo que carrega em sua figura um grandioso painel, um quase infinito arquivo visual de nosso passado cinematográfico. Otelo, o mito, o símbolo, perambula com o diretor por um mirante vislumbrando a paisagem e tentando visualizar caminhos, estradas, saídas. O discurso emanado pela boca dos personagens se relaciona intimamente com os espaços da locação. A cidade contemplada do alto, o Rio de Janeiro, foi cenário vivo e pulsante dos filmes da Belair assim como foi palco e personagem da Cinédia e da Atlândida.

    A interação com a cidade é ativa e fecundante, vista de cima, enxergada em sua totalidade ela reflete a trajetória cinematográfica dos dois personagens e as une. Essa união, essa simbiose entre Bressane e Grande Otelo traduz a relação do experimental com o nosso cinema.

    Para Bressane a tradição do experimental no cinema nacional é um fino fio, quase invisível porem forte, firme e continuo que perpassa e costura toda a nossa historia. Ela se iniciou nas tomadas realizadas por Afonso Secreto em 1898 quando este filmou pela primeira vez o Rio de janeiro do paquete que o trazia da Europa e continuou através de outros abalos sísmicos secretos.Esses foram provocados por figuras como Mário Peixoto, Benjamim Abrahão e Alberto Cavalcanti.. Sentimos que esse fio paralelo que às vezes parece não ser elemento constituinte do tecido está sempre esticado e que a sua voz se escuta justamente nesse espaço localizado entre a sua falsa invisibilidade e a sua onipresença.

    A operação realizada pelo encontro de Bressane com Grande Otelo possui o mesmo grau de potencia que o encontro imaginário de Oswald de Andrade e Lamartine Babo promovido em Tabu. Nesse caso Lamartine desejava fazer uma transfusão de sangue com Oswald, promover um intercambio espiritual, uma troca de experiências e sensações. Dois signos da cultura brasileira entrelaçavam-se. Aqui ocorre o mesmo, a confluência de dois elementos aparentemente dispares, a mistura de duas substancias supostamente opostas reunidas em um mesmo tubo de ensaio, o experimental e o popular.

    O cinema de Bressane caracteriza-se justamente por esse procedimento, reunir em um mesmo espaço símbolos erroneamente considerados antagônicos. A relação originada por esses encontros acabam possuindo maior dimensão e força do que os próprios elementos relacionados. O que importa é a soma, a junção, a criação de uma nova substancia e não as partes separadas. Em Viola chinesa percebemos também a importância do espaço. O espaço onde é promovido o encontro. Esse espaço, o mirante do Leblon é recorrente em filmes anteriores ao Viola como O Anjo Nasceu e em filmes posteriores, Tabu, O Mandarim, Miramar. Às vezes o mesmo determinado trecho é ressaltado.

    Aqui o espaço funciona como metáfora, caminhos a serem percorridos, estradas em permanente construção. Grande Otelo diz à Julinho que um dia a Belair vai ser compreendida. Os novos ventos trazidos pela Belair modificaram a paisagem e não há como ignorar esse fato. Viola chinesa é um filme "com todas as épocas no cérebro"mas que se direciona ao futuro. O futuro é a estrada percorrida por Bressane e Grande Otelo no plano final. O futuro do cinema experimental brasileiro, afinal "o cinema comercial quer a aceitação e o cinema experimental quer a sucessão."
***
  • An improvisation of poetic art featuring Bressane conversing with Grande Otelo, the star of Chanchada. It is also a total provocation against Brazilian cinema: "Art is conflict, abnormality, to me cinema is eminently erotic". "Viola Chinesa establishes the rhythm of Bressane's later filmed dialogs ("with all the eras in my brain"). The encounter with Grande Otelo (an improvised interview? A deliberated manifesto?), standing in the middle of a bend in the road with a view of the sea, is a spontaneous snapshot of a production error which calls forth considerations which are not systematic, which proceed by association regarding procedure and the process of creation.

    Carlos Adriano
***

TVRip VOSIt publicado en KaraGarga y emulizado por el Clan-Sudamérica...
Con entrelazado.

Código: Seleccionar todo

File Name .........................................: Viola Chinesa (Julio Bressane, 1975) TVRip [Sub Ita].avi
File Size (in bytes) ............................: 101,661,840 bytes
Runtime ............................................: 7:57.400

Video Codec ...................................: XviD ISO MPEG-4
Frame Size ......................................: 720x576 (AR: 1.333)
FPS .................................................: 25.000
Video Bitrate ...................................: 1498 kb/s
Bits per Pixel ...................................: 0.144 bpp
B-VOP, N-VOP, QPel, GMC.............: [], [N-VOP], [], []

Audio Codec ...................................: 0x0055 MPEG-1 Layer 3
Sample Rate ...................................: 44100 Hz
Audio Bitrate ...................................: 192 kb/s [2 channel(s)] CBR
No. of audio streams .......................: 1
Imagen

ImagenImagenImagenImagen
ImagenImagenImagenImagen

Enlace

ed2k linkViola Chinesa (Julio Bressane, 1975) TVRip (Sub Ita).avi ed2k link stats


Subtítulos (80 líneas)

English | Italiano
Subtítulos en inglés publicados en KaraGarga.
Subtítulos en italiano incrustados en la imagen.



Relacionados

Cinema Marginal Brasileiro

Avatar de Usuario
sumidoiro
En busca de la buena distancia
Mensajes: 323
Registrado: Vie 18 May, 2007 20:49
Ubicación: Quebranto (pasaba por aquí...)

Re: Viola Chinesa (Júlio Bressane, 1975) TVRip VOSI

Mensaje por sumidoiro » Mié 19 Dic, 2012 11:13

Pinta bien. Muchas gracias.

Saúdos.